O Governo do Estado destinou R$ 5,6 milhões para a Prefeitura de Paranaguá aplicar em programas de controle de zoonoses. O montante é referente à segunda etapa de um acordo fixado em 2016 entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e o Ministério Público Federal. O deputado Tião Medeiros (PTB) participou da solenidade que autorizou para o repasse, assinado pela governadora Cida Borghetti nesta segunda-feira (07), no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Na primeira etapa, em janeiro de 2016, O Estado destinou à administração municipal R$ 4 milhões e mais um caminhão para a coleta lixo. O recurso foi usado no programa de prevenção da dengue na cidade e aplicado na contratação de agentes sanitários e na coleta de resíduos contaminados.
“Desde 2012, quando atuei na Appa, os portos paranaenses promovem um Programa de Controle de Zoonoses em suas áreas. Este é um investimento prioritário e muito importante para o controle das doenças no Litoral”, disse Tião Medeiros.
De acordo com Cida, ações como esta são importantes porque servem para prevenir e evitar surtos e doenças. “Há pouco tempo tivemos uma emblemática epidemia de dengue em Paranaguá que precisou de intervenção estadual, federal e municipal para ser sanada. Estamos todos do mesmo lado e precisamos trabalhar juntos para ter cidades melhores e que ofereçam cada vez mais qualidade de vida à população”, afirmou.
Alguns dos trabalhos de prevenção a zoonoses do município são limpeza pública, acompanhamento próximo a focos da dengue, campanhas contínuas durante o ano, fiscalização, prevenção e acompanhamento de denúncias.
Com informação de Agência de Notícias do Paraná