O deputado estadual Tião Medeiros (PTB) encaminhou nesta sexta-feira (17) ao Coronel Adilson Castilho Casistas, Secretário-chefe da Casa Militar do Estado do Paraná, um pedido de criação de implantação de uma Companhia Independente da Polícia Militar no município de Loanda. Os objetivos são criar mais um mecanismo de segurança no extremo Noroeste do Paraná e desafogar o trabalho do 8° Batalhão de Polícia Militar, com sede em Paranavaí. “Hoje, o 8° BPM atende a população de 34 municípios. Com a criação da companhia, o trabalho com o batalhão é divido, aumentando a segurança nas cidades em nossa região”, explica Tião Medeiros.
Atualmente, o atendimento realizado pelo 8° BPM de Paranavaí é sobrecarregado. De acordo com estudo realizado, o batalhão tem sob sua responsabilidade um número maior de cidades que as demais Unidades Operacionais pertencentes ao 3° Comando Regional de Polícia Militar. “Com base nisso, é necessária o reforço de policiamento na região. Com a mudança, o 8° BPM passaria a atender diretamente 20 municípios”, diz o deputado.
De acordo com o pedido, o deputado propõe o desmembramento em duas formas. Na primeira, haveria uma divisão do 8° BPM em duas Unidades Operacionais. Desta forma, a distribuição dos municípios atendidos seria feita de forma coerente em relação às sedes de comarcas. Na segunda proposta, a divisão não seguiria as sedes de comarcas, mas obedeceria ao policiamento na região das fronteiras com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
“Esperamos que com a redução da área de cobertura, haja uma maior intensificação do policiamento. Consequentemente, uma melhora na prestação do serviço de segurança pública para a comunidade da região”, afirma Tião Medeiros.