O deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) apresentou um projeto de lei que institui o “Programa Escola Amiga do Agro”, para aproximar os alunos da rede pública de ensino Fundamental e Médio do produtor rural, conhecer de perto o trabalho, os saberes e as tradições do homem do campo.
A intenção é fazer com que os jovens compreendam a importância da atividade agropecuária para as famílias, para a sociedade e para a economia do País. E com uma noção mais ampla e verdadeira da atividade rural, eles poderão até escolher o agronegócio como carreira profissional.
Clique aqui e conheça o projeto de lei
O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo e um dos maiores exportadores de carne animal, mas muitos potenciais pouco atraem as novas gerações, principalmente os jovens das áreas urbanas.
Por meio de atividades extracurriculares, o PEAA irá promover debates em sala de aula, trabalhos científicos, feiras e exposições, encontros entre produtores e estudantes, visitas a propriedades, entre outras atividades que irão aproximar os alunos da atividade rural.
“Para que os jovens escolham a atividade rural como profissão, eles precisam se apaixonar pelo campo, conhecer de perto o trabalho do produtor rural, suas raízes, tradições e métodos de produção. O setor rural não é mais uma atividade tão rústica e antiga. Ela requer tecnologia, inovação e sustentabilidade. A juventude é fundamental neste processo de melhoria contínua do agronegócio”, explica Tião Medeiros.
O parlamentar propõe que o PEAA seja mantido pela União e implementado nas escolas públicas com apoio das secretarias estaduais e municipais de ensino, podendo acolher parcerias com instituições e empresas, para custear as atividades extracurriculares.