O deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) encaminhou ao Ministério da Saúde um pedido para tornar o “Programa Sorriso Saudável na Terceira Idade” obrigatório nas clínicas e residências geriátricas de todo o País, além de instituições de longa permanência (ILP), casas-lares e demais instituições de apoio e cuidado de idosos.
Clique AQUI e leia a íntegra do requerimento da Indicação encaminhado por Tião Medeiros ao Ministério da Saúde
O Programa Sorriso Saudável na Terceira Idade foi implantado nos estados de São Paulo e Rondônia, com excelentes resultados. Em Rondônia, o programa se tornou lei que estabelece a obrigatoriedade de uma avaliação odontológica no momento da admissão do idoso, seguida do desenvolvimento de um plano de tratamento bucal personalizado.
O programa local também oferece exames clínicos, orientações sobre higiene oral, aplicação de flúor, encaminhamento para tratamento especializado, procedimentos restaurativos, próteses, reabilitação oral e acompanhamento periódico.
Já em São Paulo, o programa ainda não foi estabelecido em lei, mas o Governo do Estado vem promovendo diversas ações de saúde bucal nas instituições de cuidados prolongados.
SAÚDE E AUTOESTIMA
Para o deputado Tião Medeiros, ampliar o alcance do “Programa Sorriso Saudável na Terceira Idade” para o âmbito nacional vai proporcionar mais saúde, qualidade de vida e melhor autoestima aos idosos moradores das instituições e lares.
“Nós precisamos nos inspirar em bons exemplos. A boa qualidade de vida dos idosos também passa pela saúde bucal”, frisou o parlamentar. “Sabemos que o Governo Federal possui programas de saúde bucal dos idosos, mas o Programa Sorriso Saudável na Terceira Idade tem um diferencial, pois prevê uma avaliação bucal abrangente assim que o idoso ou idosa ingressa em uma instituição de cuidados prolongados. E a partir daí, é submetido a exames e tratamentos”.