Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, parlamentares da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr) da Câmara dos Deputados aprovaram, por unanimidade, o repasse de R$ 2,5 milhões ao Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura (CNPMF) da Embrapa, a pedido do deputado federal Tião Medeiros (PP-PR).
O recurso, em forma de emenda de Comissão, irá financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento na cultura da fécula de mandioca, principal fonte econômica de Paranavaí e região.
Por orientação de Tião Medeiros, o valor será dividido e repassado ao longo de quatro anos, principalmente para custear um projeto de pesquisa da Embrapa Mandioca que investiga a pegada de carbono na mandiocultura.
“Esta pesquisa, que vem sendo realizada há 14 anos, busca saber precisamente o quanto de carbono é sequestrado nesta cultura, e saberemos, em breve, com precisão, o impacto da pegada de carbono. Apoiar esta pesquisa é muito importante para a regiçao de Paranavaí, ao Paraná e ao país. Isso irá assegurar que a mandiocultura é de baixo impacto, portanto, uma cultura sustentável e de alto valor agregado”, destacou Tião Medeiros.