Em meio à crise política envolvendo o ‘tarifaço’ imposto pelo presidente americano Donald Trump sobre os produtos brasileiros, o deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) afirmou que o momento exige extrema cautela das esferas política e diplomática, para não prejudicar o setor produtivo brasileiro.
“Fomos surpreendidos com uma medida do governo americano, do presidente Trump, anunciando a taxação de 50% sobre os produtos brasileiros que entram no mercado americano. Vi pessoas comemorando, outras lamentando, acusando a ‘A’ ou ‘B’, mas o fato é que ninguém ganha com isso, nem o Brasil, nem os Estados Unidos. E nós perdemos. E perdemos bastante”, declarou Tião Medeiros.
Ele citou setores estratégicos da agricultura do Paraná que serão fortemente impactados pelo tarifaço, como a produção de tilápia, laranja, café, carnes bovina e de frango, entre outros setores que possuem relação comercial com os Estados Unidos.
Medeiros ressaltou que sanções econômicas afastam as relações, dificultam o relacionamento, e ninguém ganha com isso. Ele enfatizou ainda que os produtores rurais irão pagar a conta das falhas da política externa brasileira.
“Estamos assistindo a isso tudo por conta de uma falha da política externa do Brasil. O governo falhou, precisa usar a diplomacia, recuar, para alinhar os pontos de atrito e divergência. Precisamos restabelecer esta relação comercial histórica e cordial. Quem sofre é quem produz”, afirmou o parlamentar.