Notícias

Deputado Federal Tião Medeiros

Congresso irá priorizar soluções aos setores afetados pelo tarifaço dos EUA, diz Tião Medeiros

O deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) afirmou que o Congresso Nacional volta às atividades, nesta semana, com foco na busca de soluções para os setores produtivos brasileiros atingidos pelas novas tarifas impostas pelos Estados Unidos. Em entrevista concedida na segunda-feira, 4 de agosto, o parlamentar destacou que a crise exige ações concretas e urgentes, sobretudo diante da falta de confiança no governo federal.

“No Paraná, por exemplo, o desafio é encontrar novos mercados ao setor pesqueiro, especialmente à produção de tilápia. Este setor comercializa boa parte do que produz ao mercado americano. A solução é buscar outros países. Também precisamos fazer reacomodações à carne, ao café e ao setor de madeiras compensadas, que não está na lista de exceções”, explicou Tião Medeiros.

Deputado Federal Tião Medeiros
Deputado Federal Tião Medeiros, em entrevista ao Agro+

Para o deputado, o Congresso Nacional terá papel decisivo na condução de alternativas. “Vamos exigir do governo federal uma mudança de postura. O Brasil precisa agir com responsabilidade, sob pena de uma quebradeira generalizada em setores estratégicos da nossa economia”, alertou.

Tião Medeiros também criticou a postura do presidente Lula diante do conflito com os Estados Unidos. “As declarações ácidas do presidente brasileiro contra Donald Trump preocupam ainda mais os empresários, que esperam dele uma postura diplomática, aberta ao diálogo e voltada à solução do conflito. Lula vai na contramão do que deveria ser diálogo”, lamentou.

O deputado ressaltou ainda que a bancada do Agro não espera medidas efetivas por parte do atual governo. “Não temos nenhuma expectativa, a exemplo do que já nos foi dado. O Plano Safra deste ano é tacanho”, afirmou. Ele defendeu, ainda, a revisão das condições de entrada do etanol americano no Brasil. “Se isto acontecer, que seja por meio de cotas”, concluiu.

Compartilhe:

Postagens
relacionadas