A foto é antiga, mas vem para ilustrar que a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) iniciou as sessões plenárias de 2021 nesta terça-feira (2), após o recesso parlamentar. As sessões serão no modelo híbrido, em formato presencial e on-line.
Preocupada em se adaptar às dificuldades resultantes da pandemia da covid-19, a Alep precisou se reinventar e se adaptar ao cenário atual. A modalidade foi aprovada no fim do ano passado para possibilitar a manutenção das atividades legislativas. A diferença do modelo atual para o de 2020 é que houve a liberação de, no máximo, 27 deputados para participar das sessões plenárias de forma presencial.
Para o deputado Tião Medeiros o novo modelo evitará aglomerações desnecessárias. “A ideia é que os deputados possam optar pela presença virtual ou presencial, conforme se sentirem seguros. Continuaremos, com toda certeza, deliberando matérias de interesse da sociedade paranaense de maneira eficiente e segura”, afirmou.
Os cuidados básicos como: o uso de máscara, distanciamento mínimo de um metro, higienização constante das mãos e aferição da temperatura corporal para acessar as instalações continuam mantidos.