O deputado Tião Medeiros (PTB) e o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti (PMDB), se reuniram com secretários de Estado para tratar de uma série de assuntos e investimentos relevantes para o município e para a região Noroeste. Nesta quarta-feira (07), eles se encontraram com o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, e com o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Leonildo de Souza Grota. Na terça-feira (06), eles se reuniram com o secretário de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa.
O deputado e o prefeito solicitaram ao secretário de Segurança Pública a transferência de detentos que se encontram no mini presídio de Paranavaí para a unidade adequada em Maringá. “A situação de Paranavaí está insustentável. Nossa preocupação é com a superlotação, que pode levar ao aumento da criminalidade”, explicou Tião Medeiros.
De acordo com a prefeitura, atualmente o local anexo à 8ª. Subdivisão Policial de Paranavaí está recebendo presos além da capacidade. “Muitos já foram julgados e condenados; portanto deveriam estar cumprindo pena em local adequado”, disse Rogério Lorenzetti.
Wagner Mesquita afirmou que a secretária vai tomar providências. “Já sabemos qual é o problema. Vamos identificar e pedir a remoção desses presos para unidade adequadas”.
Segurança também foi o tema da audiência com o secretário de Justiça, Leonildo Grota. Tião Medeiros e Rogério Lorenzetti solicitaram a liberação dos Policiais Militares que hoje atuam de forma provisória na guarda do Centro de Socioeducação (Cense) de Paranavaí. “O efetivo da PM de Paranavaí já é reduzido. Pedimos a intervenção do secretário para não deixar a segurança do Cense mais frágil e vulnerável”, avaliou o deputado. Para o secretário, uma solução seria a formação de um grupo de agentes penitenciários treinados para tal finalidade.
Infraestrutura
Com Pepe Richa, o deputado reforçou uma série de pedidos de pavimentação, recape e melhorias em rodovias estaduais da região. Entre os pleitos está a erosão na PR-218, no trecho entre Paranavaí e o distrito de Graciosa. O objetivo é firmar uma parceria entre o município e o Estado para solucionar o problema. “O importante é definir os pontos a serem priorizados”, avaliou Pepe Richa.
Tião Medeiros também tratou da solicitação de recape e a realização de melhorias na PR-158, entre Paranavaí e São João do Ivaí, e da PR-556, entre São João e Santo Antônio do Caiuá. A contratação do projeto da Estrada da Juranda, entre Tamboara e São Carlos do Ivaí (PR-492 e PR-559), também está em fase avançada. De acordo com a secretaria, o processo de estadualização será enviado para aprovação da Assembleia Legislativa. Após a votação, a estadualização segue para autorização do governador Beto Richa.
Já a duplicação da estrada entre Porto Rico e Porto São José será incluída na segunda etapa de uma bateria de obras financiadas pelo Banco Interamaericano de Desenvolvimento (BID). O projeto está pronto. O governo aguarda a desapropriação das margens da rodovia para início das obras, previstas para 2016.