O governador Beto Richa anunciou nesta terça-feira (27), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a implantação da Companhia Independente da Polícia Militar em Loanda. A implantação é uma solicitação do deputado estadual Tião Medeiros (PTB), que protocolou o pedido há alguns meses. O objetivo é criar mais um mecanismo de segurança no extremo Noroeste e desafogar o trabalho do 8° Batalhão de Polícia Militar, com sede em Paranavaí. “Esta é mais uma grande conquista para a população do Noroeste. Trabalhamos para que isto se tornasse realidade. Com o empenho do governador Beto Richa, a segurança na região vai ganhar um grande reforço”, disse Tião Medeiros.
Hoje, o 8° BPM atende a população de 34 municípios. Com a criação da companhia de Loanda, o trabalho com o batalhão é divido, aumentando a segurança das cidades em da região. “A crise pela qual passa o País hoje afeta estados e municípios. Mas as medidas de austeridade que tomamos no início do ano, com a ajuda dos deputados estaduais, nos dá a satisfação de anunciar hoje a implantação da Companhia Independente em Loanda”, afirmou Richa.
De acordo com o governador, a instalação em Loanda se dará após a criação da Companhia de Telêmaco Borba para Batalhão de Polícia. A mudança permite a transferência de efetivo para a região Noroeste. A previsão é de que isto aconteça no ano que vem.
Para o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, a medida vai reforçar o policiamento na região de fronteira. “Sei da importância da polícia para as regiões de fronteira. Quem sofre com a criminalidade é a comunidade. Por isso, com o aval do governador, a Secretaria de Segurança Pública está pronta para atender a esta solicitação”, disse.
Atualmente, o atendimento realizado pelo 8° BPM de Paranavaí é sobrecarregado. De acordo com um estudo realizado, o batalhão tem sob sua responsabilidade um número maior de cidades que as demais Unidades Operacionais pertencentes ao 3° Comando Regional de Polícia Militar. “Com base nisso, é necessária o reforço de policiamento na região. Com a mudança, o 8° BPM passaria a atender diretamente 22 municípios”, diz o deputado.
A divisão não seguiria as sedes de comarcas, mas obedeceria ao policiamento na região das fronteiras com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. “Esperamos que com a redução da área de cobertura, haja uma maior intensificação do policiamento. Consequentemente, uma melhora na prestação do serviço de segurança pública para a comunidade da região”, afirma Tião Medeiros.
A reunião contou ainda com a presença da deputada Maria Victoria, de representante do deputado Luiz Claudio Romanelli, e dos prefeitos de Loanda, Flávio Accorsi, de Querência do Norte, Carlos Benvenutti, de São Pedro do Paraná, Ivanildo Passareli, de Santa Isabel do Ivaí, Beto Campos, de Santa Cruz de Monte Castelo, José Maria Fernandes, de Santa Mônica, Sérgio Ferreira, de Nova Londrina, Dornelis Chiodelli, de Marilena, Brasílio Bóvis, de Itaúna do Sul, Pedro Castanhari, e de Diamante do Norte, Daniel Pereira. Também participaram vereadores, lideranças e representantes dos Conselhos de Segurança dos municípios da região.