O deputado Tião Medeiros participou, ao lado do governador Beto Richa, da solenidade que formalizou nesta sexta-feira (4) a transferência da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) para Loanda. A unidade será responsável por 12 municípios, com 95 mil habitantes, e tem localização estratégica, próximo à fronteira com o Paraguai e às divisas com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A CIPM abrangerá, além de Loanda, Planaltina do Paraná, Nova Londrina, Querência do Norte, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Izabel do Ivaí, Marilena, Diamante do Norte, Porto Rico, Santa Mônica, Itaúna do Sul e São Pedro do Paraná. O número do efetivo passará dos atuais 65 para mais de 100 homens.
“É um sonho antigo da população que se concretiza. Fico feliz de ter participado do processo que vai permitir trazer mais segurança ao extremo Noroeste do Paraná. Além do efetivo quase dobrar nestes municípios, vamos desafogar o trabalho do 8° Batalhão de Polícia Militar, com sede em Paranavaí ”, disse Tião Medeiros.
“Estamos atendendo a forte solicitação dos prefeitos, deputados e a comunidade geral dos municípios. Hoje respondemos a essa demanda da região, que é muito sensível, devido à sua localização. Agora haverá mais policiais e, junto virão viaturas e mais equipamentos”, afirmou o governador.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato, o efetivo que já atua na região de Loanda permanece e, em breve, os policiais já nomeados pelo governador e que neste momento estão em formação específica, serão deslocados para a área.
A mudança faz parte do trabalho do Governo do Estado para ampliar a segurança pública em todo o Estado. Por exemplo, a 3ª CIPM era sediada em Telêmaco Borba, que agora recebeu o 26º Batalhão da Polícia Militar (BPM), cujo decreto de criação foi assinado pelo governador Beto Richa na quinta-feira. No mesmo dia, Richa também criou o 27º BPM, com sede em União da Vitória.
Com informações da Agência do Notícias do Paraná