O deputado Tião Medeiros participou nesta terça-feira (12), ao lado do governador Beto Richa, da entrega de obras de reforma do cais do Porto de Paranaguá. A reforma é uma das intervenções mais importantes realizadas no terminal nos últimos anos, garantindo maior produtividade e moderniza os berços de atracação de navios. Richa também inaugurou o novo prédio administrativo do porto. Os investimentos somam R$ 93,2 milhões, feitos com recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
A inauguração contou a presença do ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho; da vice-governadora, Cida Borghetti; do secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; do prefeito de Paranaguá, Edison Kersten; e do diretor Comercial da Appa, Lourenço Fregonese.
Tião Medeiros, que trabalhou no Porto de Paranaguá, destacou os investimentos no local nos últimos cinco anos. “A série de medidas e investimentos, com ampliação da capacidade operacional, modernização, compra de novos equipamentos, como os shiploaders (carregadores de navios), vêm garantindo agilidade ao Porto de Paranaguá. O governo eleva dessa forma a produtividade no corredor de exportação”, afirmou.
A obra de reforço do cais recebeu investimento de R$ 89 milhões. Beto Richa afirmou que as melhorias integram a visão estratégica do Governo do Estado de investimentos em infraestrutura de transporte e logística para alavancar, de forma mais vigorosa, o desenvolvimento econômico do Paraná. “Um porto eficiente e moderno, como se transformou o Porto de Paranaguá, reduz o custo de produção e produz reflexo sobre a economia do Estado”, disse Richa.
O ministro Helder Barbalho lembrou que os investimentos resultam em conquistas para os portos paranaenses. Ele citou a nova poligonal, que abre o horizonte de novos investimentos. “Nossa expectativa é que cada vez mais o Porto de Paranaguá possa ter o protagonismo. E para isso precisa estar adequado à expectativa da demanda, que aumenta a todo instante”, disse Barbalho.
A reforma do cais se deveu à necessidade de preparar o porto para suportar operações mais pesadas, permitindo a dragagem de nivelamento de todos os berços para uma profundidade maior e oferecendo mais segurança para navegação e atracação dos navios. A última reforma de estrutura do cais do Porto de Paranaguá foi feita no início da década de 90. Com a nova dragagem dos berços, o porto aumentará sua capacidade de movimentação em 10 milhões de toneladas de volume total anual.
“Esse é um momento importante e diferenciado do Porto de Paranaguá, que tem sido centro da atenção no Brasil”, afirmou o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Com informações da Agência de Notícias do Paraná
Foto: Orlando Kissner/ANPr