O deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) assinou o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar um grave esquema de fraudes no INSS, revelado recentemente por operações da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU).
Segundo as investigações da PF, descontos indevidos em aposentadorias e pensões causaram prejuízo superior a R$ 6,3 bilhões, prejudicando milhões de brasileiros.
“É inaceitável que aposentados e pensionistas, que trabalharam uma vida inteira, sejam vítimas de fraudes. A CPI é fundamental para apurar responsabilidades e proteger quem mais precisa”, afirmou Tião Medeiros.
DEBATER PARA PREVENIR
O escândalo levou ao afastamento do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e expôs a fragilidade no controle de benefícios. Para Tião Medeiros, é dever do Congresso agir com firmeza para garantir a transparência e a recuperação da confiança nas instituições públicas.
“Essa investigação por meio da CPI será importante para auxiliar o trabalho em curso da Polícia Federal e do Poder Judiciário. Será importante também para identificar as fragilidades e criar mecanismos legais de fortalecimento do sistema, capazes de coibir o surgimento de outros esquemas”, destacou o parlamentar.
A coleta de assinaturas para a instalação da CPI avança na Câmara dos Deputados e reflete a indignação dos parlamentares e da sociedade diante de mais um caso de má gestão e corrupção.