O deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) usou suas redes sociais para criticar a decisão do governo de suspender, por tempo indeterminado, novas contratações de crédito do Plano Safra 2024/2025. Com forte atuação na defesa do agronegócio, ele classificou a medida como um desrespeito aos produtores rurais, especialmente os pequenos e médios agricultores.
“No momento em que estamos nos preparando o futuro, recebemos esta triste notícia. Isso é uma deslealdade com o produtor rural, com este setor que representa um terço da economia do nosso país”, lamentou.
Embora boa parte do crédito ao produtor rural venha do setor privado, o bloqueio do acesso ao crédito público irá comprometer o planejamento e a safra de milhares de agricultores.
GOVERNO FALHOU
Tião Medeiros destacou que a medida gera insegurança e desconfiança no setor agropecuário, que é um dos pilares da economia nacional. “O produtor rural não para, não desiste, ele faz a sua parte. E o governo, em desrespeito, suspende sob o argumento de que o Congresso Nacional não aprovou o Orçamento 2025. Isso é uma bobagem! O Plano Safra foi aprovado no ano anterior e sua execução vai até a metade deste ano. Ou seja, o governo falha e culpa o parlamento”, destacou.
Em meio a mais uma crise política, parlamentares da bancada do agro se mobilizam para pressionar o governo. Tião Medeiros reforçou que seguirá atuando para garantir que os produtores rurais tenham acesso ao crédito necessário para manter suas atividades.