Paranavaí, a partir desta segunda-feira (19), passa a contar com uma unidade própria da Polícia Científica, formada pelo Instituto Médico Legal (IML) e pelo Instituto de Criminalística (IC).
O deputado estadual Tião Medeiros (PTB), além de instituições e entidades locais, se engajaram para que IC fosse instalado na cidade. Paranavaí já contava com o atendimento do IML, responsável por autópsias e laudos em corpos. Com a unificação dos dois serviços no mesmo local, a unidade vai atender todos os municípios que integram a Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná).
A partir de agora as perícias criminais em armas, drogas ou veículos, passam a ser atendidos também em Paranavaí. “Não será mais necessário esperar que profissionais de Maringá se desloquem até a cidade para o trabalho de investigação. A nova estrutura vai agilizar o trabalho da justiça”, avalia Tião.
Os serviços que serão realizados pela unidade serão: balística forense, perícia em crimes ambientais, identificação veicular, clínica médico-legal, laboratório de necropsia, verificação de violência sexual, engenharia forense, perícia de crimes de trânsito, perícia de crimes contra a pessoa (homicídio/ suicídio), perícia de crimes contra o patrimônio e protocolo e custódia de vestígios.
Polícia Científica do Paraná
A Polícia Científica abrange o Instituto Médico Legal e o Instituto de Criminalística. É uma unidade administrativa, técnica e financeiramente autônoma, subordinada à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR).