A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta quarta-feira (23), em segunda discussão, o projeto de Lei 56/2016, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Governo estadualizar a rodovia municipal chamada de Estada da Juranda. A rodovia liga os municípios de Tamboara e São Carlos Ivaí (PR-492 e PR-559) e é uma importante rota de motoristas da região. A estadualização é um dos processos para as obras de pavimentação do trecho, solicitada pelo deputado Tião Medeiros.
“Este é um trecho muito importante para agricultores e motoristas que circulam pela região, servindo de alternativa mais próxima entre os municípios. Com o processo de estadualização encaminhado, estamos dando o primeiro passo para que o Estado realize o projeto e as obras de pavimentação da Estrada da Juranda”, explicou Tião Medeiros.
A contratação do projeto da Estrada da Juranda está em fase avançada, com os estudos ambientais realizados. A estadualização foi solicitada por Tião Medeiros e o prefeito de Tamboara, Luís Rogério Gimenez, por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
Para o deputado, a estadualização atende a uma demanda dos moradores da região. “Este que era sonho antigo da população de São Carlos do Ivaí, de Paraíso do Norte, de Tamboara, e logo vai ser tornar realidade. Agora o Estado incorporou na sua malha viária o trecho da estrada da Juranda, permitindo investimentos do Governo na pavimentação”, disse Tião Medeiros.
Agora a mensagem passa pela discussão final e segue para sanção do governador Beto Richa.