Notícias

Assembleia concede título de Cidadão Benemérito a Gilberto Giacoia

Em sessão solene na noite desta quarta-feira (30), a Assembleia Legislativa do Paraná concedeu ao professor e procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, o título de Cidadão Benemérito do Paraná. A proposta partiu dos deputados Tião Medeiros (PTB) e Ademar Traiano (PSDB), presidente do Poder Legislativo. “Giacoia, ocupando pela terceira vez a Procuradoria-Geral do Estado, desempenha papel relevante na aproximação entre os Poderes e na defesa dos direitos individuais e difusos, sempre mirando o desenvolvimento do Estado”, justificou Tião Medeiros.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador Beto Richa, a vice-governadora Cida Borghetti, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Wolf Bodziak, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Ivan Bonilha, secretários de Estado, membros do Ministério Público, magistrados e deputados.

Para os deputados Ademar Traiano e Tião Medeiros, autores do projeto de Lei de outorga do título aprovado por unanimidade na Assembleia, a homenagem ao chefe do Ministério Público estadual representa um reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados por ele ao Paraná ao longo de anos dedicados à promoção da justiça e ao ensino jurídico.

Tião Medeiros fez o discurso de saudação ao homenageado, referindo-se ao seu papel como operador do Direito com mais de 35 anos de história e colaboração jurídica no Paraná. Agradecido, o homenageado dedicou a honraria ao Ministério Público. “Este é um reconhecimento ao trabalho do Ministério Público. É demonstração e garantia de respeito ao funcionamento do órgão no Paraná”, disse Giacoia.

Gilberto Giacoia ingressou no Ministério Público por meio de concurso realizado no ano de 1980. Em 1995 foi Promovido a Procurador de Justiça. De 1999 a 2000, presidiu o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do MP (CNPG). Foi eleito Procurador-Geral de Justiça para o biênio 1998/2000, seu primeiro mandato, sendo reconduzido ao cargo para o biênio 2013/2014 e reeleito para o biênio 2014/2016.

Há 35 anos na instituição, o atual Procurador-Geral de Justiça bacharelou-se em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro. Ele é doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra (2001) e Barcelona (2010).

Compartilhe:

Postagens
relacionadas