Notícias

Audiência discute estacionamentos irregulares de caminhões em Paranaguá

O deputado Tião Medeiros comandou nesta segunda-feira (21), na Câmara Municipal de Paranaguá, uma audiência pública para discutir o problema dos estacionamentos irregulares de caminhões de carga no município do Litoral do Estado. A população reclama dos veículos estacionados pelas ruas e do número de caminhões que circulam atrapalhando o trânsito. Na outra ponta, motoristas se queixam da falta de espaços para estacionar os veículos durante o período entre a descarga no porto e a nova carga. Por outro lado, proprietários de pátios de estacionamento dizem que a burocracia impede a criação de novos espaços.

“Discutimos com os envolvidos os principais transtornos causados e colhemos muitas sugestões para possíveis soluções. Sabemos que esta é uma situação que traz muitas dificuldades para a população e todos os setores envolvidos, por isso estamos nos preparando para minimizar o impacto dos caminhões em Paranaguá”, explicou Tião Medeiros.

Tião Medeiros completou dizendo que, em requerimento encaminhado a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), indagou quais são as principais empresas geradoras de tráfego, quais terminais possuem pátios próprios e quais usam de terceiros, além de quais empresas descumprem as leis que disciplinam o setor. “Com isso, já temos um panorama do problema”, disse.

De acordo com o diretor comercial da Appa, Lourenço Fregonese, o porto investe na diminuição dos impactos gerados pela atividade. A Appa já apresentou detalhes do projeto de revitalização da Avenida Bento Rocha, um principais gargalos logísticos do município.

A obra prevê renovação da pavimentação do trecho de 2,8 quilômetros, realização de drenagem correta do terreno e construção de uma ciclovia no trecho. Apesar de não ser de responsabilidade do porto, a obra será bancada por recursos próprios da Appa. Ao todo, serão cerca de R$ 15 milhões investidos na revitalização da avenida.

Segundo o deputado, a discussão do assunto é essencial para o futuro do município. “Temos uma projeção de aumento do movimento do porto nos próximos anos, com novos terminais e o corredor de exportação. Sabemos que isso vai gerar mais cargas e caminhões, mas vai propiciar a criação de empregos e a geração de renda. Precisamos trabalhar para eliminar os problemas de hoje para que não se intensifiquem no futuro”, afirmou.

Além dos deputados Tião Medeiros e Márcio Pauliki e de representantes da Appa, participaram do encontro vereadores, representantes de sindicatos de motoristas, secretários municipais, lideranças locais e moradores de Paranaguá.

Compartilhe:

Postagens
relacionadas