Uma boa notícia para a população que trafega pela ponte que liga Jardim Olinda a Itaguajé. Uma reunião nesta quarta-feira (27) entre o deputado estadual Tião Medeiros, o secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e a prefeita de Jardim Olinda, Lucimar de Souza Assunção, deu um passo importante para o início do processo para a reconstrução da ponte sobre o Rio Pirapó, na PR-542. O governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), se comprometeu a fazer o projeto de engenharia para levantar custos e como será realizada a obra.
Este é o primeiro passo para que o processo possa prosperar e siga para os passos seguintes, como a liberação dos recursos. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, a previsão é de que até o final deste ano os estudos estejam concluídos e que os recursos possam ser liberados já no início de 2018. De acordo com a SEIL, um engenheiro já foi designado para começar a elaboração do projeto.
A prefeita de Jardim Olinda diz que os problemas na ponte têm trazido prejuízos grandes ao município, como a queda no movimento do comércio e diminuição no número de turistas. O problema atinge também aos municípios ao redor, como Itaguajé, Paranapoema e Paranacity.
“Os municípios da região têm uma característica turística e dependem desta ponte para fomentar o setor. Com a falta de ligação, estão sofrendo com a dificuldade de acesso”, disse Tião Medeiros.
Mais investimentos
Durante o encontro com Valdir Rossoni, o deputado, acompanhado de vereadores de Paranapoema, conseguiu a liberação de R$ 600 mil para investimentos de infraestrutura no município.
Tião Medeiros também reuniu as comitivas de Jardim Olinda e Paranapoema com o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, para tratar da destinação de casas populares para as duas cidades.