O deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) encaminhou ao ministro da Defesa, José Múcio, um ofício solicitando informações detalhadas sobre a licitação para a compra de 36 veículos blindados de combate, vencida pela empresa israelense Elbit Systems.
Cliqui AQUI e leia na íntegra
O parlamentar demonstrou preocupação com a não concretização da compra, atribuída, segundo o próprio ministro, em declaração pública, a ‘questões ideológicas’.
No documento, Tião Medeiros questiona em que fase se encontra a licitação, quais os valores envolvidos e os equipamentos desejados; e solicita informações sobre as demais empresas participantes e os órgãos governamentais envolvidos no processo decisório.
O deputado também questiona o embasamento jurídico para a não concretização da compra e as possíveis consequências para as relações comerciais entre Brasil e Israel. Por fim, Medeiros questiona se o Ministério da Defesa é a favor da concretização da compra e qual órgão do governo se opõe à aquisição dos equipamentos.
“A compra de blindados faz parte da estratégia de segurança nacional, a qual não pode ser jamais sofrer interferências ideológicas. Queremos ir fundo nesta questão, pois está em jogo a soberania do nosso país”, destacou o parlamentar.
A decisão de não adquirir os blindados israelenses tem gerado debates sobre a autonomia do Ministério da Defesa em processos licitatórios e sobre a influência de fatores externos nas decisões governamentais. O requerimento do deputado Tião Medeiros busca trazer mais transparência ao processo e esclarecer os motivos que levaram à paralisação da compra.