O ministro da Educação, Camilo Santana, estará presente na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (22), para dar explicações sobre as questões da prova do ENEM do dia 5 de novembro, que abordaram o agronegócio de maneira ideológica e depreciativa.
O comparecimento do ministro atende ao pedido dos parlamentares da bancada ruralista, que exigiram explicações do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo ENEM.
A audiência será conjunta das comissões de Agricultura e Pecuária (Capadr), de Educação (CE) e de Fiscalização e Controle (CCFC) da Câmara.
O presidente da Capadr, deputado federal Tião Medeiros (PP-PR), destacou que o Governo terá a oportunidade de explicar aos deputados os critérios usados pelo INEP para elaborar as questões do ENEM. Afinal, esta não foi a primeira vez que o ENEM aplicou questões com viés ideológico.
“Uma prova tão importante, que mede a capacidade intelectual dos candidatos, não pode ser usada como instrumento ideológico para atacar ou achincalhar setores da economia ou quem quer que seja”, afirmou Tião.
SERVIÇO
O QUE: Reunião com o ministro da Educação Camilo Santana
QUANDO: 22/11/2023 – 9h30
ONDE: Plenário 9 da Câmara dos Deputados
Transmissão ao vivo pelo YouTube