fbpx

Municípios são beneficiados com recursos para coleta seletiva do lixo  

O deputado estadual Tião Medeiros (PTB) participou nesta terça-feira (26), em Curitiba, da assinatura de convênios com 233 municípios paranaenses para receberam do Governo do Estado recursos e equipamentos para a coleta seletiva do lixo. O parlamentar indicou Corumbataí do Sul para receber um caminhão da coleta seletiva. Além disso, municípios da região Noroeste foram beneficiados pelo programa.

Tião Medeiros indicou a destinação de 1000 tubos para Tapejara e 1000 para Terra Boa. O objetivo é que as prefeituras implantem galerias pluviais para contenção de enchentes, alagamentos e erosão urbana. Também por indicação do deputado, os municípios de Alto Paraná, Jardim Olinda, Marilena, Mirador, Porto Rico, Tamboara, Tapejara, Terra Boa e Terra Rica vão receber kits de cestos de lixo. “Uma boa gestão do lixo é questão de qualidade de vida. Transforma a rotina da cidade e das pessoas”, disse.

A ação se dá por meio do Reciclo Paraná, programa pioneiro no Brasil, que abrange um sistema integrado de coleta seletiva do lixo, separação e venda de recicláveis para gerar renda a associações e cooperativas de recicladores.

A governadora Cida Borghetti assinou os convênios com os municípios durante o Encontro Estadual do Reciclo Paraná, que reuniu prefeitos, profissionais das prefeituras, dirigentes de associações e cooperativas de recicladores para uma capacitação sobre as ações do programa.

Os convênios somam R$ 140 milhões, que serão usados para a compra de 65 novos caminhões de coleta seletiva, 95 equipamentos como compactadores e esteiras para os barracões onde são feitas a triagem do lixo, além de 189 conjuntos formados por cestos e carrinhos de coleta nas ruas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu WhatsApp em nossa lista de transmissão para
receber as principais informações sobre o Coronavírus no Paraná!