O deputado Tião Medeiros (PTB) comemorou nesta terça-feira (16) o reforço para a segurança pública do Estado, com a contratação de 2.884 profissionais da área. O governador Beto Richa nomeou, em solenidade realizada no Palácio Iguaçu, 2.212 policiais militares, 608 bombeiros militares e 64 delegados. “Os profissionais serão destinados para trabalhar em todas as regiões do Estado, com reflexos profundos para a segurança da população do Noroeste. Nossos municípios terão mais segurança”, disse Tião Medeiros durante o evento em Curitiba.
O governador Beto Richa afirmou que o reforço do contingente policial e das investigações reflete diretamente na diminuição dos índices de criminalidade. Com a nomeação, ultrapassa a marca de 10 mil policiais civis e militares contratados desde 2011. “Investimos na área de segurança pública ao longo de toda a gestão. Contratamos mais policiais, compramos novas viaturas e equipamentos mais modernos e garantimos condições de trabalho mais adequadas aos policiais e ao planejamento de segurança em todo o Estado”, afirmou o governador.
O aumento do efetivo das forças de segurança faz parte do Paraná Seguro, programa estratégico do governo estadual, implantado em 2011, que reúne o maior investimento em segurança pública da história do Estado. Além da contratação dos profissionais, foram adquiridas 1.500 novas viaturas e novos equipamentos para melhor aparelhar a polícia. O programa também inclui investimentos em inteligência e operações sistemáticas da polícia para apreensão de drogas e prisão de traficantes.
Os bombeiros e policiais militares passaram em concurso público feito em 2013, no qual mais de 120 mil pessoas se inscreveram. Eles foram convocados em dezembro de 2015. Agora nomeados, iniciam até o final deste mês o Curso de Formação de Soldados em cinco diferentes regiões do Estado.
De acordo com a Polícia Civil, com esta nomeação, as contratações feitas pelo governo formam 40% dos profissionais da corporação. Os novos delegados fazem parte da segunda turma do concurso convocada pelo governador. Em junho de 2014, Richa chamou outros 66 delegados.
As cidades para as quais serão designados os 64 novos delegados serão definidas pela Polícia Civil, assim como o início do curso e a carga horária na Escola Superior da Polícia Civil. Os profissionais irão reforçar as delegacias especializadas da capital, as Delegacias da Mulher e as subdivisões policiais no interior do Estado.
Com informações da Agência de Notícias do Paraná