Notícias

Tião Medeiros apresenta a secretário de Segurança projeto que autoriza parcerias público-privadas em presídios

O deputado estadual Tião Medeiros (PTB) se reuniu nesta segunda-feira (07) com o secretário de Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, para a apresentar o projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo mudar o modelo de gestão nos estabelecimentos prisionais no Estado do Paraná. Proposto por Tião Medeiros e André Bueno (PSBD), o projeto permite o governo firmar contrato de parceria público-privada nos presídios do Estado.

De acordo com a mensagem, o controle e monitoramento das atividades internas e a responsabilidade pela segurança externa dos presídios continuará a cargo do Estado. Já as demais atividades serão de responsabilidade do novo gestor privado. “Apresentamos o projeto por perceber que o Estado encontra dificuldades para administrar o sistema prisional. Por isso, parcerias público-privadas aparecem como uma das soluções viáveis para o problema. A introdução de técnicas de gestão empresarial no sistema penitenciário permitiria reduzir gastos, melhorar a qualidade dos serviços e criar condições para a reabilitação dos presos por meio do trabalho”, afirmou Tião Medeiros.

O secretário de Segurança Pública avaliou a proposta e disse que o projeto pode auxiliar a secretaria na gestão do sistema prisional. “Esta é uma proposta muito importante para o Estado do Paraná. Estamos abrindo novas vagas no sistema e precisaremos encontrar formar de gerir isso”, disse Wagner Mesquita.  “O projeto é a busca de uma solução ágil e eficaz para um problema que acontece em todo o sistema prisional do País”, concordou Tião Medeiros.

O deputado também reforçou o pedido de instalação de uma Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) no município de Paranavaí, solicitação feita por Medeiros em junho deste ano. Wagner Mesquita disse que a instalação depende da contratação de novos polícias. “Estamos dando uma atenção especial para isto”, informou o secretário. “Paranavaí tem todas as condições técnicas para receber uma unidade do Denarc, principalmente por atender à municípios da região de fronteira”, disse Tião Medeiros.

O prefeito de Nova Londrina, Dornelis José Chiodelli, e o prefeito eleito do município, Otavio Henrique Grendene Bono, o Vico, também participaram do encontro. De acordo com o secretário, o município deve receber em breve viaturas da Polícia Militar.

Compartilhe:

Postagens
relacionadas