O deputado estadual Tião Medeiros (PTB) se reuniu nesta quarta-feira (14) em Curitiba com o secretário de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, e o pesquisador da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ricardo Pereira Ribeiro, para discutir a proposta de criação de um centro de inovação tecnológica para treinamento em piscicultura. A ideia é de que o centro possa formar criadores de tilápia, principalmente na região de Paranavaí.
“Nosso objetivo é de criar um estágio de vivência para aqueles que fizerem o treinamento. Visamos implantar um mercado de criação em piscicultura no Noroeste, gerando novas formas de renda e atendendo a demanda consumidora da região”, explica Tião Medeiros.
Os estudos iniciais do projeto foram apresentados ao secretário João Carlos Gomes, que se comprometeu a apoiar a iniciativa. De acordo com ele, o projeto será estudado pela Secretaria de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior para ser implantado já no próximo ano.
Ribeiro, que faz parte do Núcleo de Pesquisa PeixeGen, explica que centro funcionaria dentro da própria UEM, com toda a estrutura necessária para atender aos produtores, como alojamento, refeitório, salas de aula, entre outros. “O apoio político do deputado Tião Medeiros é fundamental para que consigamos levantar os recursos”, diz o pesquisador.