fbpx

Deputado Tião Medeiros Inaugura Central Hidrelétrica no Parque Barigui

O deputado estadual Tião Medeiros (PTB) marcou presença hoje (04) na inauguração da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nicolau Krüppel no Parque Barigui, em Curitiba. Medeiros é líder do Bloco Parlamentar Temático em Defesa das Energias Renováveis na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

O Bloco tem como finalidade promover o aprimoramento da legislação estadual sobre o tema e melhorar as condições legais que permitam o aumento da participação dessas fontes na matriz elétrica paranaense, em especial as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), Solares, Eólicas e Biomassa.

“Fico muito feliz em ver o exemplo da usina que se inaugura hoje em Curitiba, de aproveitar um potencial que já existia, de um rio, para gerar energia. E não é qualquer energia é energia limpa, renovável, sustentável e com baixíssimo impacto de carbono”, disse o deputado.

O parlamentar apresentou uma PEC, que já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para que as futuras construções de PCHs e CGHs não precisem mais passar pela ALEP para serem aprovadas. Ainda assim, os projetos precisam respeitar as leis ambientais e passar pelos órgãos de fiscalização.

Segundo Medeiros a ideia é que só os grandes empreendimentos sejam submetidos a autorização da Assembleia, aqueles que tem grande impacto regional com potencial instalado acima de 30MW. “ É esta a nossa proposta para estimular as boas energias como neste caso da usina do Parque Barigui”, completou.

O investimento na obra foi de R$ 450 mil e não teve custos para a Prefeitura. Os equipamentos eletromecânicos, a construção da estrutura de concreto e a turbina helicoidal foram doados pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH).

Paulo Arbex, presidente da diretoria executiva da ABRAPCH, afirmou que o deputado Tião Medeiros está fazendo um excelente trabalho em prol das energias renováveis. “ Além de ser uma pessoa muito sensata e correta que está sempre buscando o melhor para o Paraná”, continuou.

Também conhecida como Rosca de Archimedes, a turbina helicoidal, vai usar a vazão do vertedouro do lago do Parque e será capaz de gerar 21.600 Kwh de energia por mês o que equivale à metade da energia consumida no local mensalmente.

O prefeito da Curitiba, Rafael Greca, disse que a hidrelétrica leva este nome em homenagem ao brilhante engenheiro criador dos lagos dos parques de cidade. “Nicolau Krüpper vai ter sua memória transformada em luz e esta luz vai iluminar o parque com a ideia da inteligência”, finalizou.

Cadastre seu WhatsApp em nossa lista de transmissão para
receber as principais informações sobre o Coronavírus no Paraná!