Notícias

Municípios da Amunpar recebem novos veículos para reforçar o programa Saúde da Família

Nesta quarta-feira (30), o Governo do Estado entregou 1.211 veículos para as secretarias municipais de saúde de todos os municípios do Paraná. Com investimento total de R$ 41,7 milhões, esta é a maior renovação da frota da Saúde.

Dos municípios da base do deputado Tião Medeiros (PTB), 28 serão contemplados. São eles: Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Guairaçá, Inajá, Itaúna do Sul, Jardim Olinda, Loanda, Marilena,  Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranapoema,  Paranavaí,  Planaltina do Paraná, Porto Rico,  Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara e Terra Rica.

“Esse é um dia de muita felicidade. Os automóveis vieram em um momento muito importante,  permitirão intensificar o serviço junto às famílias focado nos idosos e, também nas pessoas que tiveram alguma sequela da Covid-19”, disse o deputado.

Os carros vão reforçar a estratégia da Saúde da Família, que presta atenção primária e leva o atendimento médico para dentro da casa dos paranaenses. O programa dá sustentação à política de cuidado aos idosos. Com a pandemia, a estratégia será ampliada para o acompanhamento de pacientes que já tiveram Covid-19. Assim, os automóveis dão mais autonomia a agentes e equipes de saúde em cada município para o deslocamento até os pacientes, monitorando a evolução de possíveis sequelas causadas pelo coronavírus.

Os automóveis serão divididos de acordo com a quantidade de equipes disponíveis em cada localidade e serão entregues aos municípios sem qualquer contrapartida.

SAÚDE DA FAMÍLIA – A saúde da família está no primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerada uma estratégia para o fortalecimento da atenção básica. A partir do acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, são desenvolvidas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. A metodologia envolve equipes multiprofissionais e integração com demais áreas do atendimento social.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Compartilhe:

Postagens
relacionadas