O deputado estadual Tião Medeiros (PTB) participou nesta segunda-feira (05), ao lado do governador Beto Richa e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, da assinatura do termo de adaptação de outorgas que permite a migração de emissoras de rádio AM para a faixa FM. Para o deputado, a migração vai modernizar o setor. “As rádios poderão atingir mais pessoas, levando informação e cultura”, disse. A solenidade ocorreu no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Na região Noroeste, as rádios Cultura Norte Paranaense (Paranavaí) e Educadora de Loanda (Loanda) farão a mudança. O Paraná é o quinto estado a participar do mutirão de migração promovido pelo Ministério. Nesta etapa, 45 emissoras paranaenses farão a mudança, de um total de 161 que fizeram o pedido.
A mudança de faixa é uma reivindicação das emissoras AM de todo o País, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, queda da audiência e do faturamento. A meta do governo federal é promover, até o final deste ano, a migração de 1,5 mil rádios em todo o Brasil. Além do Paraná, o ministrou promoveu migrações em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
Ao migrar sua operação para a faixa FM, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que garante a continuidade e a modernização do serviço.
Com informação da Agência de Notícias do Paraná