Tião Medeiros debate potencial turístico dos cruzeiros marítimos no Paraná

O deputado Tião Medeiros (PTB) debateu nesta segunda-feira (11), durante audiência pública em Curitiba, o potencial turístico dos cruzeiros marítimos no Estado. A audiência foi promovida pela Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado Chico Brasileiro (PSD), e contou a presença de autoridades e técnicos do setor. Durante o encontro, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos expôs o interesse das empresas armadoras em incluir o Paraná em seus roteiros, seja como destino ou como escala, e o que isso representa em termos econômicos para as partes envolvidas.

Para Tião Medeiros, o Paraná tem um grande potencial para exploração do setor. “O que precisamos é a organização das empresas envolvidas, que precisam realizar um estudo para apresentar ao Estado. Só depois disso cria-se a possibilidade de construção de um terminal de passageiros”, explicou.

O chefe da Divisão Comercial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Leandro Klaus, detalhou o projeto do Complexo Náutico e Áreas de Convivência do Porto de Paranaguá, um conjunto de empreendimentos que pretende reunir governo e iniciativa privada em ações visando desenvolver o cenário econômico da cidade e proporcionar o crescimento das atividades marítimas voltadas também ao lazer e ao turismo.

O conceito global para o setor Leste do Porto prevê um total de 24 novas áreas, entre elas o novo Centro Administrativo da APPA, dois prédios operacionais, dois administrativos de oito andares, uma marina, um terminal de passageiros, heliporto, hotel, restaurante, estacionamento e área de lazer com pista de caminhada e ciclovia.

O presidente da Paraná Turismo, Manoel Jacó Gimenes, discorreu sobre o Plano Plurianual (2016/2019), que contempla item específico sobre turismo náutico. Referindo-se ao novo conceito das ilhas turísticas brasileiras, que teve origem no Paraná. Também informou que está em elaboração um plano de dez anos para o setor com a finalidade de assegurar a continuidade das ações para implementação do turismo regional.

Para o presidente da Comissão de Turismo, deputado Chico Brasileiro, a reunião é o começo de uma luta para valorizar e desenvolver o turismo náutico no Estado.

 

Com informações da Assessoria da Comunicação/Alep

Foto: Pedro Oliveira/Alep

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu WhatsApp em nossa lista de transmissão para
receber as principais informações sobre o Coronavírus no Paraná!