O município de Maria Helena, no Noroeste do Estado, vai receber uma unidade do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). A notícia foi confirmada ao deputado Tião Medeiros nesta segunda-feira (24), durante reunião com a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. De acordo com a secretária, as obras devem começar ainda este ano. A previsão é de que a construção seja entregue em 2016.
“Com o novo Creas, o município poderá fortalecer os serviços municipais de proteção social especial de média complexidade. O local vai oferecer atendimento às famílias e indivíduos em situações de violação de direitos, com serviços especializados de apoio, orientação e acompanhamento adequado”, afirmou o deputado.
A construção faz parte de investimentos do governo do Estado na área da assistência social, como a ampliação do programa Família Paranaense. O programa prevê a construção de 22 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e oito Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que serão entregues equipados aos municípios. Essas unidades são responsáveis pelos serviços de proteção social básica e especial oferecidos a indivíduos e famílias.
Os Creas oferecem apoio e orientação especializados a indivíduos e famílias vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaça, maus tratos e discriminações sociais. No local, é desenvolvido um trabalho de acolhimento das vítimas de violência; de acompanhamento e redução de ocorrência de riscos, agravamento ou recorrência; além do desenvolvimento de ações para diminuir o desrespeito aos direitos humanos e sociais.
No encontro, o deputado pleiteou outros investimentos para toda a região. “Buscamos o apoio da secretaria para melhorar e contribuir com o desenvolvimento social no Paraná”, disse Tião Medeiros.