O deputado estadual Tião Medeiros (PTB) se reuniu nesta segunda-feira (30) com secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, para pedir o apoio do governo do Estado para a realização da Feira Internacional da Mandioca (FIMAN), em Paranavaí. O evento ocorre entre os dias 22 a 24 de novembro de 2016 e pretende reunir centenas de empresas do setor, entre nacionais e estrangeiras, além de investidores, industriais, produtores, varejistas e público em geral, somando mais de cinco mil pessoas. Serão investidos mais de R$ 2,5 milhões na organização feira.
O deputado estava acompanhado do presidente da comissão organizadora da FIMAN, Maurício Gehlen, e do representante da prefeitura de Paranavaí, Jorge Roberto da Silva. O objetivo do encontro foi conseguir apoio do governo e parcerias com as empresas da administração, como a Companhia Paranaense de Energia (Copel), da Companhia de Saneamento do Paraná (Sapenar) e da Companhia Paranaense de Gás (Compagás).
De acordo com Eduardo Sciarra, o governo fará todos os encaminhamentos necessários para dar suporte ao evento. “Conheço bem o setor da mandioca, então pode contar com todo nosso apoio”, afirmou. “Somos os grandes produtores de mandioca do Brasil. Vamos reunir em nossa cidade representantes de toda a cadeia produtora e consumidora. Será um evento de uma importância ímpar”, explicou Tião Medeiros. “Voltaremos as atividades para negócios do setor produtivo”, disse Maurício Gehlen.
O Paraná é o maior produtor de fécula de mandioca e a região de Paranavaí a maior produtora de mandioca para fins industriais do país. Durante os três dias, serão realizadas exposições de produtos e equipamentos, palestras e rodadas de negócio. O objetivo é promover negócios e o intercâmbio entre empresas produtoras, agregar valor e ampliar a capacidade de produção, gerar empregos, fomentar a expansão do mercado, entre outros.