O governador Beto Richa anuncia nesta sexta-feira (04), em Loanda, a implantação da Companhia Independente da Polícia Militar no município. A implantação é uma solicitação do deputado estadual Tião Medeiros (PTB), que protocolou o pedido no ano passado. O objetivo é criar mais um mecanismo de segurança no extremo Noroeste e desafogar o trabalho do 8° Batalhão de Polícia Militar, com sede em Paranavaí.
A companhia vai atender os municípios de Loanda, Planaltina, Nova Londrina, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Marilena, Diamante do Norte, Porto Rico, Santa Mônica, Itaúna do Sul e São Pedro do Paraná.
“Esta é mais uma grande conquista para a população do Noroeste. Trabalhamos para que isto se tornasse realidade. Com o empenho do governador Beto Richa, a segurança na região vai ganhar um grande reforço”, disse Tião Medeiros.
Hoje, o 8° BPM atende a população de 34 municípios. Com a criação da companhia de Loanda, o trabalho com o batalhão é divido, aumentando a segurança das cidades em da região.
Nesta semana, em Telêmaco Borba, Richa assinou o decreto de criação do 26º BPM, que terá três companhias e atenderá a dez municípios da região. A mudança em Telêmaco Borba permite a transferência de efetivo para a região Noroeste.
Atualmente, o atendimento realizado pelo 8° BPM de Paranavaí é sobrecarregado. De acordo com um estudo realizado, o batalhão tem sob sua responsabilidade um número maior de cidades que as demais Unidades Operacionais pertencentes ao 3° Comando Regional de Polícia Militar. “Com base nisso, é necessário o reforço de policiamento na região. Com a mudança, o 8° BPM passaria a atender diretamente 22 municípios”, diz o deputado.