O deputado federal Tião Medeiros participou nessa terça-feira, em Brasília, da primeira reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para o biênio 2023/2024. A frente é uma das maiores e mais atuantes do Congresso Nacional e reúne Senadores e Deputados de todos os estados e Distrito Federal. O presidente da Câmara, Arthur Lira também participou da reunião de abertura.
O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion apresentou a pauta de projetos prioritários em discussão no Congresso. Na lista constam o projeto de lei 658/2021 que dispõe sobre a classificação, tratamento e produção de bioinsumos, o PL 5925/2019 que desonera rações e suplementos para alimentação bovina, além de vetos, medidas provisórias e projeto de decreto legislativos.
O deputado Tião Medeiros afirmou que como membro da Frente irá atuar para fortalecer e defender as pautas de interesse dos produtores do Paraná e desenvolver o agro brasileiro. “O agronegócio é o motor da economia nacional. 80% das exportações paranaenses são de produtos e insumos agrícolas. Vamos trazer à FPA as reivindicações do setor para garantir que o agro continue em expansão e respaldando o crescimento do país”, disse.
De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o Paraná foi o quarto Estado exportador do agronegócio em 2021, arrecadando US$ 15,16 bilhões nas transações com 200 países, o que representa 12,58% das vendas brasileiras nesse setor.