Os membros da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr) da Câmara aprovaram, nesta quarta-feira (20), o relatório do deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) ao Projeto de Lei nº 2181/2023, de autoria do colega Marco Brasil (PP-PR), que confere ao município de Guarapuava-PR o título de “Capital Nacional da Cevada e do Malte”.
Guarapuava é protagonista pela maior produtividade por hectare de cevada cervejeira do Brasil. A cidade possui diversas indústrias cervejeiras artesanais, que se destacam pela inovação e criatividade em seus produtos, de variados tipos, sabores e rótulos. A qualidade da cerveja produzida em Guarapuava já rendeu prêmios nacionais e internacionais.
O potencial econômico, turístico e gastronômico de Guarapuava conferiu à cidade o título de “Capital Paranaense da Cevada e do Malte”. A proposta de Marco Brasil, analisada por Tião Medeiros, é estender esse título para o âmbito nacional.
“Fiz questão de relatar este projeto de lei porque Guarapuava responde por 20% da produção brasileira de cevada. A liderança é fruto da aposta feita pelos agricultores locais na cultura, com pesados investimentos em seus sistemas produtivos e na gestão da atividade”, explicou Tião Medeiros, em seu relatório.
Ele destacou ainda que o título nacional, além de conferir maior visibilidade ao polo cervejeiro local, irá contribuir para consolidar o turismo e a gastronomia da região, fortalecendo a economia como um todo. “Sem dúvida, o título de capital nacional da cevada e malte vai beneficiar a cidade, as empresas e a população”, ratificou o parlamentar.
Após ser aprovado pela Capadr, o PL 2181/2023 segue para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara.