Notícias

Irriga Paraná: Um novo incentivo do Estado ao homem do campo

Na quinta-feira, 22 de agosto, na cidade de Paranavaí, o governador Carlos Massa Ratinho Junior, lançou o Programa Estadual de Irrigação: o Irriga Paraná. Paranavaí foi o município escolhido para esse lançamento pelo fato de possuir a maior área agricultável coberta com sistema de irrigação do Estado e uma das que mais sofre pela falta de chuvas.

Durante a cerimônia, o governador explicou a proposta do programa, que tem como objetivo fomentar o uso da irrigação no Paraná, garantindo mais renda e previsibilidade para quem produz.

“Com as mudanças climáticas e a necessidade de ampliar a nossa produtividade, decidimos implantar esse programa, que vai facilitar a vida do agricultor, tanto na parte de projeto técnico, quanto das licenças e outorgas ambientais, além de juros subsidiados”, destacou Ratinho Junior.

O programa Irriga Paraná também pretende destinar 20 milhões de reais para pesquisa. Entre os investimentos, estão o aprimoramento da gestão hídrica com radar e estações, estímulo ao uso de matrizes energéticas por meio do RenovaPR, e promoção de água para reutilização na irrigação.

O deputado federal Tião Medeiros, que já foi presidente da Comissão de Agricultura na Câmara dos Deputados e é considerado um dos defensores do agronegócio, também esteve presente no evento e salientou a importância de ajudar os agricultores e as pequenas propriedades da região Noroeste.

“Sou muito grato de ter acontecido aqui esse lançamento, iniciamos hoje uma caminhada de transformação no nosso Noroeste. Nós vivemos um bom momento na produção de algumas atividades do agro. A fruticultura vai muito bem, o café vai muito bem, assim como outras atividades que tem remunerado, e claro, todas elas dependem de água como limitante fundamental. Por isso hoje é um dia de muita alegria para os agricultores da nossa região. Esse programa veio em uma boa hora”, afirmou Tião.

Mais informações sobre o Irriga Paraná estão disponíveis no site da Agência Estadual de Notícias, o www.aen.pr.gov.br.

Compartilhe:

Postagens
relacionadas