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Audiência Pública apresenta resultado de pesquisa de satisfação sobre Porto de Paranaguá

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A Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado estadual Tião Medeiros, divulgou nesta terça-feira (20) o resultado de uma pesquisa de satisfação feita com usuários do Porto de Paranaguá. Os resultados apontam, em todos os segmentos avaliados, melhoria da infraestrutura e dos serviços.

O documento reúne a opinião dos principais segmentos que atuam no Porto de Paranaguá, bem como da população da cidade. Intitulado “Pesquisa de Satisfação dos Usuários Exportadores e Importadores do Sistema Portuário, Caminhoneiros e Moradores de Paranaguá”, o trabalho foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Opinião e contratado pela Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia.

Para o deputado Tião Medeiros, a pesquisa é uma ação pioneira, com uma avaliação isenta dos usuários. “Muitas vezes recebemos denúncias na Assembleia sobre o trabalho do Porto que não correspondem à realidade. Os números demonstram a satisfação do usuário, indicando a melhoria dos serviços e organização prestados pela administração portuária”, disse.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, a pesquisa valoriza e demonstra a seriedade do trabalho da Comissão de Obras. “Esta é uma atitude que precisa ser louvada e confirma a eficiência do trabalho realizado no Porto”, avaliou.

O presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Luiz Henrique Dividino, afirmou que a importância do trabalho realizado pela Comissão ajuda na melhoria do serviço prestado. “A pesquisa realizada na Assembleia é uma novidade. Nunca tínhamos visto algo nesse sentido em nenhum dos portos brasileiros. A lição que tomamos é de corrigir as falhas e melhorar e ampliar os serviços, atingindo o que a sociedade busca do Porto”, disse.

Além de Traiano e Dividino, participaram do encontro o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Nelson Leal Jr., os deputados Bernardo Ribas Carli, Ademir Bier, Maria Victória e Fernando Scanavaca. Também estiveram presentes representes das entidades ouvidas na pesquisa.

A amostragem foi realizada entre os dias 20 de abril e 10 de maio de 2017, em Curitiba e Paranaguá, com 400 moradores de Paranaguá, 300 caminhoneiros, 23 operadores portuários, sete exportadores, quatro sindicatos e dois práticos.

A pesquisa quantitativa, por amostragem, incluiu a aplicação de questionário estruturado, com perguntas abertas e fechadas e abordagem pessoal em domicílios. O foco foi a população de Paranaguá, baseada em uma margem de erro de 5% e intervalo de confiança de 95%, resultando em 400 moradores ouvidos.

 

 

Resultados

Para entrevistados, serviço prestado pelo Porto de Paranaguá melhorou

 

EXPORTADORES – Entre os exportadores ouvidos estão a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Associação Comercial de Paranaguá (ACP), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do estado do Paraná (FACIAP) e Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná (Fetranspar).

Para 85,71%, as mudanças implementadas no Porto melhoraram a produtividade para as operações de exportação das suas empresas.

Entre os entrevistados, 75% responderam que Paranaguá é o melhor porto do Brasil para o seu segmento e 75% disseram que o porto tem a melhor estrutura e atendimento aos exportadores do seu segmento. Sendo 0 a nota mínima e 5 a nota máxima, 100% dos exportadores deram nota 4 para o Porto de Paranaguá e 100% deles disseram que a infraestrutura do Porto melhorou, se comparado a que existia há cinco anos.

Além disso, 85,71% dos exportadores consideram estar melhor avaliaram a metodologia de programação de navios. A mesma porcentagem avaliou como muito melhor o atendimento prestado pelos diretores das APPA, se comparado ao atendimento ofertado há cinco anos.

 

OPERADORES PORTUÁRIOS – Entre os 23 operadores portuários que atuam no Porto de Paranaguá e que responderam à pesquisa estão empresas como a PASA, Klabin, Cargill, Coamo, Bunge, Cotriguaçu, Rocha, Martini Meat, Harbor, Gransol, TKX, Cattalini, Agência Marítima Cargonave, Transgolf, Petrobrás, AGTL, Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), União Vopak, Associação dos Terminais do Corredor de Exportação (ATXP) e Associação dos Operadores Portuários do Corredor de Exportação (AOCEP).

Para os operadores, as mudanças implementadas no Porto melhoraram suas operações em Paranaguá. Para 95,24% dos entrevistados, a infraestrutura do Porto de Paranaguá atualmente é melhor do que a existente há cinco anos.

Para as empresas que trabalham ou têm relação com outros portos, 83,33% apontaram Paranaguá como o melhor porto para o seu segmento e 91,67% avaliaram Paranaguá como a melhor estrutura portuária e o melhor atendimento aos operadores. Sobre as obras de dragagem, 90,48% disseram que a navegação melhorou.

Quando questionados sobre os programas sócio ambientais, 95,25% dos operadores disseram que as ações são muito importantes e 95,24% consideraram que o gerenciamento de resíduos está muito melhor no Porto atualmente.

 

SINDICATOS – O Instituto Opinião Pesquisa entrevistou representantes dos Sindicato dos Estivadores de Paranaguá, Sindicato dos Arrumadores de Paranaguá, Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga dos Portos do Paraná e Sindicato dos Vigias de Paranaguá.

Ao todo, 75% dos trabalhadores filiados aos Sindicatos entrevistados disseram que as mudanças implementadas no Porto melhoraram as operações e os ganhos dos Sindicatos.

Sobre a organização da faixa portuária, os Sindicatos mantiveram a nota média de 4,25. Quando questionados sobre o atendimento da atual Diretoria da Appa com os Sindicatos, 100% disse que o atendimento é melhor do que há cinco anos.

 

CAMINHONEIROS – Entre os 300 motoristas de caminhão entrevistados no Porto de Paranaguá, 53,67% disseram que a infraestrutura está melhor do que a existente há cinco anos.

Dos caminhoneiros entrevistados, 59% disseram que o sistema de descarga melhorou e 71,67% consideraram que a iluminação do Porto está melhor. Já limpeza e segurança no Pátio de Triagem de Caminhões melhorou para 67,33% dos entrevistados. O fim das filas de caminhões e o novo sistema carga online obteve a provação de 72,33% dos caminhoneiros. No entanto, a segurança nas vias públicas de Paranaguá obteve nota zero por 64,33% dos caminhoneiros.

 

COMUNIDADE – Entre os 400 moradores de Paranaguá entrevistados, 76,81% conhece o Porto e 58,10% tem orgulho do Porto de Paranaguá.

A atual gestão do Porto de Paranaguá foi avaliada como boa por 43,14% dos entrevistados e 73,57% dos entrevistados acreditam que é por meio do Porto que a cidade consegue atrair mais investimentos.

Para 60,35% dos moradores entrevistados, o maior benefício do Porto para a cidade é a geração de emprego e renda. Já o maior problema para 61,85% dos moradores é a proliferação de ratos e pombos.

Ao todo, 48,63% dos moradores entrevistados disseram que sem o Porto a cidade seria um caos, tendo em vista que o município depende do Porto economicamente.

 

LEIA OS RESULTADOS DA PESQUISA: Relatório Final – Porto de Paranaguá

FOTOS: Pedro Oliveira/Alep

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