Notícias

Municípios do Noroeste recebem caminhões para coleta seletiva de lixo

O deputado Tião Medeiros (PTB) participou nesta terça-feira (21), ao lado do governador Beto Richa, da assinatura de convênios com 34 municípios para a compra de caminhões para coleta seletiva de lixo. Tião Medeiros indicou o município de Tamboara para receber o veículo. Na região, Terra Rica e Porto Rico também receberão caminhões. O Governo do Estado repassará cerca de R$ 8 milhões para as administrações municipais melhorarem o atendimento à população com serviço de reciclagem.

“Como contrapartida, os municípios deverão disponibilizar barracão para triagem dos recicláveis, combustível e a manutenção dos equipamentos. As cidades também devem priorizar a participação de cooperativas ou de outras formas de associações de catadores de materiais recicláveis no município, dando-lhes condições dignas de trabalho. É um trabalho muito importante, que vai transformar a vida de muitas famílias”, diz Tião Medeiros.

Os convênios fazem parte da primeira etapa do Sistema Integrado de Coleta Seletiva, coordenado pelo Instituto Águas do Paraná, vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Os veículos são doação do Estado.

Com o recurso, cada município atendido vai licitar a compra de um caminhão específico para coletar o lixo separadamente. Além dos 34 municípios, neste ano o Governo já repassou recursos para outros oito municípios, totalizando 42 convênios. Até 2018 a meta é atender todos os municípios de pequeno e médio porte.

Além da compra de caminhões, o Instituto Águas do Paraná apoiará os municípios com equipamentos para separação e com capacitação dos catadores. De acordo com o Águas Paraná, o objetivo do governo estadual é implantar nos municípios cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Atualmente no Brasil, apenas 18% dos municípios têm coleta seletiva, enquanto no Paraná são 50%. A meta é que todos os municípios paranaenses tenham sistema de coleta seletiva para contribuir para o desenvolvimento social e ambiental do Estado. O Estado irá investir R$ 400 mil em cada município.

 

Com informações da Agência de Notícias do Paraná

Foto: Orlando Kissner/ANPr

Compartilhe:

Postagens
relacionadas