O deputado estadual Tião Medeiros (PTB) se reuniu nesta quarta-feira (14) com o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, para discutir uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que trata da extinção e o remanejamento de zonas eleitorais do interior dos estados. Para o deputado, a extinção ou remanejamento pode trazer uma série de prejuízos para o cidadão.
“A determinação terá impacto na vida dos eleitores, principalmente nos pequenos municípios. Caso a determinação seja colocada em prática, muitos eleitores terão de se descolar quilômetros para manutenção de seus direitos eleitorais”, ponderou o deputado.
É o caso da Comarca de Santa Isabel do Ivaí, que abrange ainda os municípios de Planaltina do Paraná e Santa Mônica. Atualmente, a comarca poderia não atender aos critérios impostos pelo TSE para continuar existindo. Para argumentar a favor da manutenção das zonas eleitorais, o prefeito de Planaltina do Paraná, José Antônio Bonvechio, de Santa Isabel do Ivaí, Freonizio Valente, e de Santa Mônica, Sérgio Ferreira, participaram do encontro.
De acordo com o presidente do TER, o órgão vai realizar um estudo prévio em cada comarca antes de qualquer decisão. Segundo Xisto Pereira, as decisões só serão tomadas após conhecer a situação real de cada município.