O deputado estadual Tião Medeiros (PTB) participou nesta terça-feira (27), ao lado do governador Beto Richa, da entrega de 37 viaturas das polícias Militar, Civil e Científica para a região Noroeste do Paraná, representada pelo parlamentar na Assembleia Legislativa. No total, foram entregues mais 466 viaturas policiais para todas as regiões do Paraná. As unidades são as primeiras viaturas de um lote de 1.100 veículos adquiridos pelo governo do Estado. As demais serão entregues nos próximos meses. O investimento é de R$ 112,3 milhões.
Para o deputado Tião Medeiros, a entrega representa o compromisso com os municípios da região. “Temos trabalhado junto ao governo do Estado para que o retorno seja visível para a população. Este é o resultado do ajuste fiscal que aprovamos na Assembleia Legislativa. São investimentos nas mais diversas áreas. A segurança pública, que é uma das grandes demandas da sociedade, é uma delas”, afirmou o parlamentar.
Na região Noroeste, receberam veículos da Polícia Militar os municípios de Alto Paraná (Palio); Diamante do Norte (Duster), Itaguajé (Duster), Itaúna do Sul (Etios); Ivaté (Palio) Jardim Olinda (Etios); Loanda (Palio/Amarok); Marilena (Palio); Nova Londrina (Palio); Palotina (Palio); Paraíso do Norte (Palio); Paranavaí (1 Etios, 2 Amarok, 2 Oroch); Planaltina do Paraná (Palio); Porto Rico (Etios); Querência do Norte (Palio); Santa Inês (Etios); Santa Izabel do Ivaí (Palio); São Carlos do Ivaí (Palio); São João do Caiuá (Duster); São Manoel do Paraná (Etios); São Pedro do Paraná (Etios); São Tomé (Duster); Tamboara (Duster); Tapejara (Palio); Tapira (Duster) e Terra Boa (Palio). Antonina (Palio), no Litoral, também recebeu um veículo.
Já os veículos da Polícia Civil foram destinados para Loanda; Nova Esperança; Nova Londrina; Paranavaí; Santa Isabel do Ivaí e Terra Boa. Os prefeitos e representantes dos municípios participaram da entrega.
Richa ressaltou que desde 2011 o governo do Estado ampliou a frota de segurança com 3.000 novas viaturas, a maior parte adquirida com recursos do tesouro (2.600 unidades), outras em parceria com órgãos estaduais e federais e também 250 unidades locadas para reforçar policiamento em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.
“Mais uma vez demonstramos, na prática, o nosso compromisso com investimentos consistentes para a segurança dos paranaenses, para reforçar e melhorar as condições de trabalho das polícias”, disse afirmou o governador.
A ampliação da frota de viaturas integra as ações do Paraná Seguro, programa de investimentos em segurança pública executado pelo Estado que reúne uma série de iniciativas para combater o crime. Entre as ações está a contratação de 11 mil novos policiais, a maior da história do Estado.
A distribuição das novas viaturas foi feita a partir de um planejamento estratégico elaborado pela Polícia Militar e Polícia Civil, tendo como base os índices de criminalidade registrados nos municípios paranaenses e procurando atender todas as regiões do Paraná.