fbpx

Tião Medeiros recebe estudante de Querência do Norte selecionado no programa Geração Atitude, da ALEP

Marcos Henrique Souza Regini tem 15 anos, vive em Querência do Norte e já sabe o que quer para o futuro: ser jogador handebol ou trabalhar na área esportiva. Se a escolha da carreira pôde parecer simples para ele, talvez não seja para a maioria das pessoas. Com essa ideia em mente, o estudante do Colégio Estadual Humberto de Campos criou o “Programa Projetando o Futuro”. A ideia do estudante do 1° ano do ensino médio tem como objetivo preparar os alunos paranaenses para o mercado de trabalho. A proposta ficou entre as 32 classificadas na iniciativa Geração Atitude 2018, desenvolvida pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

Marcos foi recebido nesta segunda-feira (19) pelo deputado Tião Medeiros em Curitiba. O parlamentar parabenizou o garoto pela criação do projeto e disse que Marcos é um exemplo para os demais estudantes da região. “Nós vemos o exemplo do Marcos e percebemos que isto é fundamental para autoestima de outros alunos. Esta é a prova de que todos somos capazes. É um estímulo aos nossos estudantes”, afirma Tião Medeiros.

Nesta terça-feira (20), Marcos defende seu projeto na Caravana da Cidadania, quando os 32 alunos de todo o Paraná apresentam suas propostas na Assembleia. Foram 500 inscritos da rede pública e a melhor proposta pode ser apresentada por um dos 54 deputados e, se aprovada, virar uma lei estadual.

Marcos teve a ideia do “Programa Projetando o Futuro” depois de ver a irmã desistir da faculdade no meio do curso. Com isso em mente, o estudante criou o projeto em que defende que os alunos do ensino médio tenham uma orientação sobre profissões, além de avaliação psicológica para identificar aptidões. “Esse projeto é importante por que traz a discussão da carreira de forma profunda para dentro da escola”, explicou.

O aluno de Querência do Norte está em Curitiba acompanhado da técnica pedagógica do Núcleo de Educação de Loanda, Edileusa Zorzenon, e do diretor do Colégio Estadual Humberto de Campos, Gilsimar de Lima. “O exemplo do Marcos é gratificante, ainda mais no contexto social de nossa cidade. Agrega muito e prova que a educação transforma a vida das pessoas”, diz o diretor.

O Geração Atitude é um programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Ele visa essencialmente promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o papel das instituições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *