O deputado estadual Tião Medeiros (PTB) se reuniu nesta segunda-feira (13) com o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, para solicitar a instalação de uma Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) no município de Paranavaí. O deputado protocolou na secretaria o pedido de instalação.
A principal competência do Dernac é a prevenção e a repressão dos crimes de tráfico ilícito e uso indevido de substâncias consideradas tóxicas que causem dependência física ou psíquica. O objetivo é que a divisão atenda a todos os municípios do extremo Noroeste, combatendo o tráfico de drogas e coibindo o crime organizado.
“Assim como a instalação da Companhia Independente de Polícia Militar em Loanda, queremos levar mais segurança para a população de nossa região. O combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado é muito importante para isso”, explicou Tião Medeiros.
Para o secretário Wagner Mesquita, o pleito é perfeitamente plausível. “Temos de combater o crime e esta é um pedido de extrema importância. Vamos analisar com a Polícia Civil, pois este é um bom momento, já que o Estado contratou mais delegados recentemente”, disse.
O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, e o prefeito de Querência do Norte, Carlos Benvenutti, participaram do encontro, em que Tião Medeiros levou ao secretário outros pleitos na área da segurança pública.
O deputado pediu ainda o reforço do policiamento em Querência do Norte. A cidade vem sofrendo constantemente com a falta de policiamento. “O registro do Boletim de Ocorrência só é feito em Loanda, à 50 quilômetros de distância. Por isso, os índices da violência na cidade não correspondem com a realidade”, explicou o prefeito.
O secretário se comprometeu a reforçar o policiamento em Querência do Norte. Uma parceria com entre a Secretaria de Segurança Pública e a prefeitura deve resolver o problema de lavratura de boletins de ocorrência.