fbpx

Tião Medeiros acompanha prefeitos que pedem estadualização da Facinor

Nesta terça-feira, 14, o deputado estadual Tião Medeiros (PTB) participou, com o Primeiro Secretário da ALEP, deputado Luiz Claudio Romanelli e prefeitos da Região Noroeste, de uma reunião na Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

Durante o encontro, foi apresentado ao superintendente da SETI, Aldo Nelson Bona, um relatório sobre as atividades da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná, sediada na cidade de Loanda, e ainda, um pedido de estadualização da instituição que atualmente é mantida por 12 municípios.

Desde a fundação, 1.703 alunos formaram-se na Facinor. A maioria atua como secretários de saúde, educação, professores, gestores e empresários.

O pedido dos representantes municipais é para que o governo do Estado dê suporte para a criação de novos cursos que atendam as demandas produtivas locais como automação industrial, agroecologia, aquicultura e lacticínios.

Segundo o prefeito de Santa Isabel do Ivaí e presidente da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense), Freonízio Valente, o ideal seria o Estado assumir a gestão da faculdade que hoje é custeada integralmente com dinheiro das cidades.

“Os nossos 12 municípios contribuem anualmente com recursos para a Facinor. E se o Governo Estadual assumir, para nós é de grande relevância e muito importante’, afirma Valente.

Cadastre seu WhatsApp em nossa lista de transmissão para
receber as principais informações sobre o Coronavírus no Paraná!