fbpx

DIA NACIONAL DE VACINAÇÃO ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO

Manter as vacinas atualizadas é um hábito que precisa ser adotado por quem quer viver com mais saúde. Comemorado nesta quarta-feira (17), o Dia Nacional de Vacinação foi criado pelo Ministério da Saúde para alertar a população sobre a importância da imunização contra doenças virais e bacterianas.

Pensando nisto, o deputado estadual Tião Medeiros (PTB) criou a lei, aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), que trata sobre a obrigatoriedade de apresentar a carteira de vacinação dos alunos de até 18 anos no momento de suas matrículas. A proposta tem como objetivo garantir o princípio da proteção total à criança e ao adolescente e dar máxima efetividade ao Programa de Imunização do Estado do Paraná.

Viviane Dias, jornalista e mãe de 3 filhos acredita que a lei é uma maneira de responsabilizar os pais por deixar em ordem a carteira de vacinação das crianças. Já a também jornalista Angélica Bueno, tem um filho de 8 anos que estuda em um Colégio particular de Curitiba e mesmo com as vacinas do menino em dia ela diz que instituição de ensino não cobrou a comprovação, mas espera que seja feito para os próximos anos pois entende a importância da lei.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que vacinas evitam mais de 3 milhões de mortes ao ano. Mesmo assim, doenças que já tinham sido erradicadas no Brasil estão de volta justamente pela falta de vacinação.

Segundo o deputado a lei em vigor vale para escolas da rede pública e particular e ainda é uma forma de trazer pacificação social para a saúde pública. “Eu recebi muitos elogios e agradecimentos de pediatras, eles me disseram que muitas doenças, pelas quais as crianças acabavam sendo internadas, poderiam não acontecer, liberando os leitos, evitando sofrimentos da criança e da família e sobrecarregando o sistema de saúde”, completou Medeiros.

 

Cadastre seu WhatsApp em nossa lista de transmissão para
receber as principais informações sobre o Coronavírus no Paraná!