A era da tecnologia 5G chegou oficialmente ao Brasil, mas ainda existem várias questões que precisam ser esclarecidas. Nesta quarta-feira (06), o deputado estadual Tião Medeiros (PP) participou de uma reunião remota com representantes da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações – ABRINTEL, para se inteirar sobre as adequações das legislações municipais.
Para que o sinal da internet de quinta geração seja disponibilizado para toda a população do Paraná, os municípios precisam se preparar com a instalação de torres, antenas e equipamentos que comportem essa internet que é 100 vezes mais veloz que a atual 4G.
O deputado estadual Tião Medeiros, junto com outros parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná, como Luiz Claudio Romanelli e Emerson Bacil, estão empenhados nesse debate que simplificam e dão celeridade aos processos de transição. “O objetivo é que os municípios se alinhem. Cidades com estruturas compatíveis terão prioridade nos investimentos. O dinamismo da tecnologia 5G vai possibilitar, entre todas as vantagens da estabilidade do sinal sem oscilações, o aperfeiçoamento da telemedicina para cirurgias remotas de alta precisão por exemplo”, afirmou Tião Medeiros.
5G no Brasil
Brasília foi a primeira capital do país a receber o sinal 5G nesta quarta-feira (6). O prazo para todas as capitais brasileiras receberem a nova tecnologia é 29 de setembro de 2022. Inicialmente, ele era até 31 de julho, mas algumas dificuldades logísticas na importação de equipamentos fizeram a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estender o prazo. A nova geração de internet móvel deve chegar em todas as cidades do Brasil até dezembro de 2029.