Diretor-geral do DER participa da reunião da Comissão de Obras da Alep

Na tarde desta terça-feira (17), o diretor-geral do DER, Fernando Furiatti, participou da reunião virtual da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Tião Medeiros (PTB).

Com o intuito de esclarecer eventuais dúvidas perante o assunto do novo modelo de concessão nas rodovias no Estado, Furiatti fez uso da palavra nos minutos iniciais da reunião.

O diretor do DER contextualizou a história dos pedágios no Paraná e afirmou que a formatação do contrato está bem definida e garante a população um modelo mais justo que corrige os erros do passado. “ Muito melhor que uma concessão bem feita é um contrato bem feito”, afirmou.

Segundo Tião Medeiros, Furiatti é a pessoa qualificada que conduziu todo o processo de relação do Governo do Estado com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) na confecção desta modelagem que vai ser a concessão para os próximos 30 anos. “Ele é a pessoa que conduziu tecnicamente todos os detalhes, é um técnico de carreira do DNIT, tem muito conhecimento e é paranaense. Somam-se aí todas as condições para que ele pudesse fazer esta formatação e colocar este plano em pé junto com o Governo Federal que é o que será concedido logo em breve”, completou.

Na pauta da reunião, o projeto de lei 372/2021, oriundo do Poder Executivo, que autoriza o Estado do Paraná a delegar a União a administração e exploração de rodovias estaduais, teve o parecer favorável do deputado Luiz Fernando Guerra e foi aprovado por maioria.

Após a discussão na Comissão de Obras Públicas, a proposta está apta para ser analisado em Plenário, onde poderá receber emendas dos parlamentares.