O deputado Tião Medeiros participou nesta quarta-feira (21), ao lado do governador Beto Richa, da liberação da ordem de serviço para início das obras no cais Oeste do Porto de Paranaguá. O investimento de R$ 177,58 milhões abrange a modernização dos berços de atracação 201 e 202 e de ampliação do berço 201. O projeto será custeado com recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, participaram da assinatura.
Tião Medeiros comemorou a liberação. “Com a ampliação do cais oeste, a movimentação de cargas será triplicada. A obra vai abrir novas alternativas de escoamento da produção agrícola paranaense”, lembrou.
O governador ressaltou a importância da obra tendo em vista o aumento significativo da movimentação de cargas nos últimos anos, especialmente os embarques do complexo agroindustrial da soja. “Essa é mais uma demonstração da boa governança implantada nas empresas públicas do Estado do Paraná”, destacou Richa.
O prazo de execução da obra é de 18 meses. O projeto consiste no prolongamento de 100 metros da estrutura civil do Berço de atracação 201 e modernização das estruturas dos berços 201 e 202, o que possibilitará o aprofundamento do nível de dragagem para 13,70 metros.
A proposta também prevê a substituição de toda estrutura eletromecânica, incluindo dois novos carregadores de navios de 2.000 toneladas/hora – hoje operando com 1000 toneladas/hora e 1.500toneladas/hora. As reformas incluirão reforço estrutural, instalação de passarela de pedestres, troca de defensas, espaçadores metálicos, e a instalação de novo dolfim (coluna) de amarração de navios.
Com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN)