Notícias

Tião Medeiros pede a ministros do Governo para incluir a mandiocultura em programa de renegociação de dívidas

O deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) encaminhou aos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Fazenda, Fernando Haddad, um pedido para incluir o setor de mandiocultura no Programa Federal de Renegociação de Dívidas Agrícolas do Governo Federal, criado abril deste ano pelo Conselho Monetário Nacional.

Atualmente, o programa atende as cadeias de soja, milho e bovinocultura do leite. O pedido foi feito por entidades que representam os produtores de mandioca do país.

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (ABAM) e do Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (SIMP), a baixa rentabilidade devido ao excesso de oferta, o alto custo de produção, os preços elevados do arrendamento e a mão de obra escassa são alguns obstáculos que colocam o setor em crise.

“O produtor de mandioca está tendo dificuldades para honrar seus compromissos. As dívidas se acumulam e o produtor, sem crédito, perde capacidade de produzir e gerar emprego. Por isso, o setor vê uma janela de oportunidade no programa de renegociação recém-criado, mas é preciso incluir a mandiocultura entre as cadeias contempladas”, detalhou Tião Medeiros.

Nesta terça-feira (7), o parlamentar esteve reunido com Fernando Haddad e tratou o tema pessoalmente com o ministro, que prometeu analisar o pedido. Já o ministro Carlos Fávaro foi acionado por meio de ofício, entregue via Requerimento de Informação da Câmara.

Compartilhe:

Postagens
relacionadas